Wednesday, October 31, 2007 | 3:38 PM

Educação

Sim, eu sei.
Fiquei um belo tempo sem atualizar e dá pra ver que ninguém mais entra aqui. Acontece.
Passei um período sem internet em casa e ocupado com outras coisas também...


Eu tava sem idéia do que postar mas hoje no parada do ônibus vi uma cena bastante freqüente e que sempre me causa indignação, compartilharei convosco.

Eu tava ali na Cristóvão Colombo esperando o ônibus e na parada estava uma mulher na casa dos seus trinta anos e com ela estava uma criança de uns 5 anos, presumidamente filha da mesma.
A menina pediu pra mãe o bico que tinha caído no chão instantes antes e a mãe invés de explicar à criança que o bico estava sujo ou qualquer coisa do tipo disse simplesmente "se tu me pedir a porra desse bico de novo eu vou dar um soco no meio da tua cara!".

Agora me expliquem, como uma pessoa descontrolada dessa maneira pode educar uma criança? Tenho certeza que já viram por aí muitas cenas parecidas. Mães (interessante que eu nunca vi um pai fazer algo do tipo) perdendo a cabeça, gritando e xingando os filhos, às vezes inclusive agredindo as crianças no meio da rua.

O que vai acontecer com essas crianças quando elas chegarem na adolescência? E na idade adulta?
Essas crianças não tem condições de estudar não só pelo dinheiro ou coisa do tipo, mas por causa da estrutura familiar que não ajuda em nada o desenvolvimento da mesma. E pra piorar a situação os SOEs, SOPs e outras partes das escolas com nomes parecidos possuem em sua maioria psicólogos e pedagogos sem o mínimo preparo para lidar com esses jovens. E não é só em escolas públicas o problema, eu mesmo tive vários desentendimentos com psicólogas dos colégios em que eu estudei parece que só completos idiotas fazem esse trabalho.
Existem raros casos de pessoas realmente dedicadas ao trabalho e às crianças que dependem diretamente delas. Uma reforma educacional é muito necessária para o desenvolvimento do país, mas sabem como é, brazilian way of life...

Pra encerrar eu quero fazer uma homenagem a uma pessoa que amanhã completa 10 anos de falecimento e que dedicou toda sua vida ao trabalho em escolas, recebendo inclusive inúmeras honras e homenagens (não financeiras óbvio, afinal, ela era professora...).
Por isso registro aqui essa nota de profundo pesar pela educação brasileira e de muita saudade de Therezinha da Silva Pereira, esta pessoa que marcou à todos com que conviveu. Eu realmente gostaria de poder conversar contigo sobre isso, mas infelizmente não é mais possível.


Lucas



|




Powered by Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS . Google