Thursday, September 13, 2007 | 1:17 AM

Assimetria de Informações

Assimetria de informações é um nome complicado pra algo bem corriqueiro. Significa basicamente que alguma informação não é simétrica entre os indivíduos, ou seja, uns sabem mais que os outros.

Eu senti essa assimetria na pele agora há pouco quando fiz alguma merda no template do blog e não sabia arrumar. Meu primeiro impulso foi procurar alguém que soubesse mais que eu no MSN e eu fui correndo falar com o Vexille já que ele que fez o template originalmente.
E ele não sabia como resolver, ou seja, o meu nível de informação a respeito do problema era o mesmo dele, portanto nossas informações acerca do problema eram simétricas e ninguém acrescentou nada a ninguém.
Meu segundo passo foi procurar no Google a solução. Através do site de busca eu achei um comentário de alguém que sabia mais que eu e explicava como resolver o problema. A minha informação não era a mesma que o cara tinha (ele sabia mais) e assim nossos conhecimentos eram assimétricos. Lendo o que ele escreveu eu nivelei meu nível de conhecimento com o dele, e nossas informações passaram a ser simétricas (a respeito do problema, naturalmente), e eu finalmente pude arrumar o template.
Quando eu aprendi a resolver o problema do template minhas informações não eram mais simétricas com o Vexille. Elas eram simétricas quando nenhum dos dois sabia de nada e depois de aprender pelo google eu sabia, portanto nossos conhecimentos eram assimétricos já que ele continuava sem saber.
Como eu sou uma ótima pessoa eu fui falar com ele no msn novamente e ensinei o que acabara de aprender, tornando nossas informações simétricas novamente.

Vejam que fascinante é isso, o Vex que não tinha nada a ver com o problema aprendeu algo novo e o Google tornou a informação à nível mundial menos assimétrica. Outra hora eu escrevo um post em como o google é uma das ferramentas supremas na diminuição da assimetria de informações.


Só pra encerrar vou recomendar um vídeo acerca do assunto.

Se trata de uma palestra dada pelo Hans Rosling (link).
No vídeo ele apresenta dados sobre países em desenvolvimento e mostra como os estudantes dele (na Suécia) têm idéias pré-concebidas no assunto e sabem pouco de fato. Mesmo aqueles alunos de ponta conheciam muito pouco a respeito do terceiro mundo em termos estatísticos.
Vejam e percebam o tamanho da assimetria entre a realidade citada por ele e o conhecimento geral no assunto.
E só pra constar, quem tornou o conhecimento desse vídeo menos assimétrico foi o Lucas Brose do blog Meu Ponto de Vista.

Estudem e se tornem seu conhecimento mais simétrico com a verdade, já que ela está lá fora...



|




Powered by Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS . Google