Thursday, September 13, 2007 | 4:42 PM

Democracia

Vez ou outra alguém comenta que um proeminente acadêmico ou empresário deveria se dedicar à vida pública exercendo um cargo político, hoje em dia eu sei porque o mais sensato é recusar a idéia. Seguem os acontecimentos do dia 31 de maio de 2004, estes que mostram como nossos deputados agem como adolescentes acéfalos.

Naquele dia houve a Sessão Plenária do Estudante, esta que foi o ponto máximo do Projeto Deputado por um dia. Não sei se o projeto ainda existe, mas a idéia era escolher 5 escolas do interior do estado e cada uma formaria um partido e escolheria 11 estudantes deputados para formar o partido. Esse partido deveria criar um projeto de lei que seria apreciado na Sessão Plenária.

Minha saudosa COOPEC participou do projeto em 2004, ano em que eu estava no segundo ano do E.M., não sei porque mas eu entrei no partido. Criamos nosso projeto de lei que versava sobre o trabalho do apenado para que ele ajudasse a custear seu próprio cárcere (sim, isso é inconstitucional, mas ninguém se importou na época).

Após algumas reuniões, visitas à câmara de vereadores e ensaios nós fomos à Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre para passar um dia na pele de um deputado estadual na Assembléia Legislativa.

Houve algumas palestras a respeito do legislativo e outras baboseiras e depois do almoço começou a sessão propriamente dita.
Uns 2 ou 3 projetos foram aprovados por unanimidade e eu tava quase dormindo de tédio na minha poltrona de deputado (no fundão do plenário, naturalmente).

Então veio um projeto que incentivava a economia de água através de descontos pra quem diminuísse o consumo. Resolvi solicitar o palanque pra poder mexer um pouco as cordas vocais e fui lá perguntar sobre a origem da nova receita que compensaria a renúncia de receita representada pelos descontos e também pra saber da onde iam tirar verba pra instalar hidrômetros em todas residências do estado.
Fui prontamente ignorado por aquele bando de estudantes burros, paciência. Só responderam um tempo depois que os hidrômetros seriam de responsabilidade da CORSAN (vai ver eles tem uma fábrica de dinheiro, vai saber), já sobre a renúncia de receita ninguém falou nada.

Nesse ponto eu comecei a ficar meio indignado, mas ainda não era a hora de soltar o verbo.
Em seguida veio um projeto de lei que proibia a presença de menores em Lan-Houses porque essas são casa de vício, prostituição(!) e aliciamento de menores. Os deputados do partido criador da lei inventaram uma ligação entre gravidez precoce e jogos de computador, vai ver as gurias engravidavam pelo fio do mouse.

Subi umas 3 ou 4 vezes à bancada e critiquei duramente o projeto. Pra minha surpresa TODOS partidos apoiaram o projeto não pelo seu conteúdo (que era uma merda) mas pelo simples fato do partido proponente ter os apoiado anteriormente.

É triste essa idiotice ser feita por alunos do segundo grau, mas é pior ainda quando os deputados de verdade agem exatamente da mesma maneira!

Segue minha fala no dia a respeito:

O SR. LUCAS SOMER KUNZLER (PEC) – "Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

Venho novamente à tribuna porque, na minha opinião, os Colegas não entenderam plenamente o objetivo desta Sessão.

Viemos aqui conhecer como funciona o Legislativo. Os Colegas, no entanto, estão na base do, se aprovarem o nosso, vamos aprovar o deles.

Não ajam como cordeirinhos, que é o que acontecerá se fizerem isso. Tenham senso crítico e pensem realmente a respeito dos Projetos, antes de votarem contra ou a favor. Não façam o raciocínio: Eles nos apoiaram, portanto vamos apoiá-los.

Esse tipo de conduta realmente existe. Mas, ao invés de adotá-la, reflitam sobre o Projeto, sobre sua coerência, sobre se ele é legal ou não. Não pensem apenas nos seus Projetos. Muito obrigado."


Santa ignorância a minha, estávamos aprendendo exatamente como funciona o legislativo na prática.

Sabem o que aconteceu? Nosso projeto foi quase rejeitado simplesmente porque nós criticamos o projeto alheio!
Após uma das falas mais inflamadas me chamaram pra dar uma entrevista pra TV da assembléia e me perguntaram se eu considerava a carreira de político... Era só o que me faltava viver no meio desses joguetes de poder. :/

Essas coisas que fazem eu sentir um profundo desapontamento com a democracia. O ser humano não é evoluído o suficiente pra viver na base da democracia. Mas como diz o ditado, a democracia é uma merda, mas é a melhor forma de governo que temos...


Transcrição da sessão plenária do dia 31/05/2004 aqui.



|




Powered by Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS . Google