Wednesday, September 17, 2008 | 12:02 PM

Uma Grande Perda para o Mundo do Rock

Como vocês já devem ter ouvido falar, faleceu essa semana Richard Wright, tecladista e membro fundador dos Pink Floyd. Meu conhecimento da banda e da própria história do rock é muito exíguo, portanto abro espaço para o texto de um colega meu de faculdade.
Sem mais delongas segue abaixo o texto:


Uma Grande Perda para o Mundo do Rock


Segunda-Feira, dia 15 de Setembro de 2008. Esta data será lembrada na história do Rock por dois motivos muito importantes: comemoramos os 33 anos do lançamento do clássico álbum Wish You Were Here do Pink Floyd e recebemos, tristemente, a notícia de que Richard Wright, tecladista do grupo, nos deixou para sempre.

Richard Wright fundou o Pink Floyd em 1966, juntamente com Syd Barrett, Nick Mason e Roger Waters. Sua contribuição para a música do Pink Floyd já pode ser ouvida no primeiro álbum da banda "The Pipers at the Gates of Dawn" (1967) no qual são encontradas seqüências de acordes inesperadas na música popular, revelando as raízes jazzísticas de Wright.

A medida que a música do Pink Floyd evoluiu para um caminho diverso dos "contos de fada psicodélicos" de Syd Barrett — afastado do grupo em 1969 — tornando-se um tipo de som atmosférico, espacial, glacial, a preeminência de Wright aumentou. Os teclados de Rick traziam a ambiência sonora que servia de suporte às "idas ao espaço" das guitarras de David Gilmour, que foi chamado a se juntar ao grupo em face da incapacidade mental de Barrett, decorrente de sua esquizofrenia e seu notório abuso de drogas. Um fato interessante é que Gilmour e Wright formaram uma grande amizade, tendo a parceria resistido a todas as crises da banda.

Em 1973 o mundo conheceu uma das maiores declarações artísticas do século XX. O Pink Floyd lançou o álbum "The Dark Side of the Moon", um manifesto musical e poético sobre as aflições da vida do homem moderno. E a contribuição de Rick Wright para o álbum é genial. A força das notas na faixa "Breathe", o duelo com a guitarra de Gilmour na base para os vocais de "Time", o enfeitiçante encadeamento de acordes em "The Great Gig in the Sky" e a melancolia na introdução de "Us and Them" são expressões máximas daquilo que podemos chamar de arte musical.

Já no álbum "Wish You Were Here" (1975), Wright foi fundamental ao fornecer a base para a construção de uma música que é freqüentemente descrita como uma "catedral sonora", intitulada "Shine On You Crazy Diamond". Alguns ousam dizer que "Shine On" é a canção com os arranjos de teclado mais belos da história do Rock.

A partir de então, nos álbuns "Animals" (1977) e "The Wall" (1979), Wright preferiu manter-se em um plano mais distante na obra do Pink Floyd. Roger Waters, em um de seus momentos não muito brilhantes, forçou Rick a se demitir da banda em 1980. O insucesso do álbum "The Final Cut" (1983) é em muito é atribuído, pela crítica e pelos fans, à ausência do toque distinto dos teclados de Wright.

Com a saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985, após longa disputa judicial com David Gilmour, Rick foi chamado a juntar-se novamente a banda, tendo contribuído pouco no processo de criação do álbum "A Momentary Lapse of Reason" (1987). Cabe ressaltar que este álbum representa um esforço solitário e heróico de David Gilmour em reerguer o nome do Pink Floyd. Entretanto, na longa turnê que se seguiu ao lançamento desse trabalho, a figura sempre simpática de Rick foi determinante para o sucesso do grupo no palco.

Poucos anos depois, em 1994, com o lançamento do álbum "The Division Bell", Rick voltou a contribuir ativamente para as composições do Pink Floyd. No último álbum de estúdio do grupo, canções como "What Do You Want From Me" e "Keep Talking" mostram os teclados de Wright novamente lado a lado com as guitarras de Gilmour como nos velhos tempos de "Dark Side".

A amizade entre Gilmour e Rick possibilitou a participação do tecladista nos trabalhos "David Gilmour in Concert" (2002), On An Island (2006), Live at the Royal Albert Hall (2007) e Live in Gdansk (2008), todos da carreira solo de David.

Rick Wright também lançou dois álbuns solo chamados "Wet Dream" (1978) e "Broken China" (1996) e esteve ativo até os últimos dias de sua vida, quando travou uma curta batalha contra o câncer.

Richard Wright nos deixou, mas o seu legado permanece vivo nos nossos corações e em alguns dos melhores álbuns da história do Rock.

Alan Ianke dos Santos, 16 de Setembro de 2008 – Porto Alegre/RS.



|




Powered by Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS . Google